CONSULTORIA

EFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DE SEGURANÇA

ÁREAS CLASSIFICADAS

Áreas classificadas são locais onde há a existência de uma atmosfera explosiva ou onde sua ocorrência é bastante provável a ponto de exigir precauções e critérios especiais para seleção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.

Para a identificação das áreas classificadas é necessário um estudo de engenharia e aplicação de normas específicas, memoriais de cálculos e aplicação de softwares.

ESTUDO PARA DESCLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS EX

A desclassificação/redução de área EX, é realizada através um estudo de engenharia e aplicação de normas específicas, memoriais de cálculos e aplicação de softwares e a análise de algumas varáveis como:

  • Bases normativas NR`s, ABNT NBR`s e normas internacionais;
  • Processos químicos;
  • Ventilação (Natural e/ou Mecânica);
  • A fonte de ignição;
  • Estudo físico-Químico;
  • Medidas de controle;

Os benefícios que se conseguem com estes trabalhos de desclassificação de áreas são facilmente mensuráveis:

  • Otimização de investimentos em manutenção, novos projetos etc.
  • Melhoria na gestão da segurança.
  • Possível diminuição ou eliminação dos valores pagos por seguros Ex.

DHA - ANÁLISE DAS POEIRAS COMBUSTÍVEIS

O Estudo de Análise das Poeiras Combustíveis, tecnicamente denominado de DHA (Dust Hazard Analysis), é uma revisão sistemática dos processos e áreas das instalações onde estão presentes poeiras combustíveis e, é exigido pela NFPA 652. Esta análise ajudará a identificar os riscos e probabilidade de incêndios e explosões dentro das instalações.

Este estudo é aconselhável ser realizado antes da classificação de área por poeiras combustíveis.

 Se você ainda não começou, agora é a hora, esse processo pode salvar vidas.


DISPERSÃO DE GASES

Toda vez que um produto na forma gasosa perde sua contenção primária e alcança o ambiente, será carregado pelo vento, e há muito pouco que a intervenção humana possa fazer para controlar o seu destino. A partir do estudo da dispersão dos gases podemos prever ações de controle imediatas evitando assim grandes acidentes.
Este estudo conta com a utilização de softwares específicos para modelagem dos possíveis cenários acidentais.

HAZOP - ESTUDO DE PERIGO E OPERABILIDADE

O estudo de Perigo e Operabilidade tecnicamente denominados de Hazop (Hazard and operability stud), é a técnica de identificação de perigos e operabilidade que consiste em detectar desvios de variáveis de processo em relação a valores estabelecidos como normais. O objetivo do Hazop são os sistemas e o foco são os desvios das variáveis de processo. O estado normal de um processo é caracterizado por variáveis como vazão, pressão, temperatura, viscosidade, composição e componentes. Desvio é a diferença entre o valor de uma variável em dado instante e o valor normal, como, por exemplo maior vazão e menor pressão. O conjunto de desvios possíveis contém o subconjunto dos desvios perigosos, que podem atuar como agentes de ruptura ou promotores de capacidade agressiva. Assim, a pressão maior pode romper uma tubulação. Observe no quadro a seguir a lista para Hazop.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO - CETESB

PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes em empreendimentos que produzam, armazenem e/ou manipulem substâncias tóxicas e/ou inflamáveis.

ESTUDO DE ANÁLISE DE RISCO - EAR - CETESB

EAR

O EAR visa quantificar o risco imposto à comunidade externa ao empreendimento por meio de técnicas de identificação de perigos, cálculo de alcances de efeitos físicos, avaliação de vulnerabilidade e estimativa de frequências de acidentes.

PRONTUÁRIO DA NR 20

Estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

ABNT NBR 17505

A ABNT NRB 17505 orienta todos os envolvidos no Projeto, na Construção, na Operação, na Aprovação de Licenças e na Fiscalização de Instalações voltadas para o Armazenamento de Líquidos inflamáveis e Combustíveis em Armazéns, Terminais e/ou Fábricas.

APP / APR

A técnica de Análise Preliminar de Perigos – também comumente denominada de Análise Preliminar de Riscos (APR) – permite a detecção sistemática e qualitativa de eventos indesejáveis. Para cada um dos perigos identificados, a metodologia relaciona suas causas, consequências, modos de detecção do evento acidental bem como outros dispositivos (salvaguardas) instalados na unidade que possam minimizar a severidade dos efeitos do sinistro. Dessa forma, a equipe responsável pela elaboração da APP é capaz de sugerir medidas preventivas ou mitigadoras na tentativa de eliminar as causas ou reduzir os efeitos danosos resultantes dos cenários de acidente analisados.

PAE

O Plano de Atendimento a Emergência – PAE é um plano elaborado para fornecer diretrizes, estratégias, informações e dados que permitam a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos a serem adotados em casos de acidentes e situações de emergência, para as empresas e os órgãos de segurança pública.

Garantir a eficiência na indústria é estar em conformidade com as diretrizes de segurança para integridade dos profissionais, para estímulo do mercado com soluções industriais que geram economia, otimizam a rotina, previnem acidentes de trabalho e agregam benefícios em toda a cadeia produtiva. É por esse motivo que priorizamos a segurança dos envolvidos na indústria entregando diagnósticos precisos por meio de recursos que elevam a qualidade e otimizam operações

Solicite uma visita técnica